Vidro, Acílico ou Policarbonato?

Vidro, Acílico ou Policarbonato?

  • Post author:
  • Post category:Design

Muitas pessoas se perguntam, por quê, mesmo sendo mais caro, a maioria das pessoas acaba optando pelo vidro para as aberturas dos ambientes? Bem, não estamos aqui para defender um ou outro material, o que buscamos é mostrar as diferenças e características entre eles, sugerindo os lugares mais apropriados para a aplicação de cada um deles. Veja:

Vidro:
O mais utilizado dos materiais é o mais caro e o mais perigoso entre os três, pois, dependendo da espessura, é frágil e corre o risco de espalhar estilhaços quando quebrado. Por outro lado é o que oferece maior capacidade de isolamento acústico e térmico. O vidro também oferece o maior índice de transparência, além de manter-se sem manchas ou borrões durante muito mais tempo do que os demais.
Ideal para ambientes com incidência direta de raios de sol e locais com maior volume de ruídos.

Policarbonato:
Não possui bom isolamento acústico ou térmico e sua visibilidade é a menor entre os materiais comparados. Em compensação, ele é o mais resistente entre os três, sendo muito difícil quebra-lo, além de ser anti-extingue, ou seja, não pega fogo.
Ideal para locais onde circulam crianças ou exista a necessita de mais segurança e resistência.

Acrílico:
Assim como o policarbonato, não tem um bom isolamento acústico e térmico, mas sua visibilidade é boa, tendo 92% da luz visível. Outra vantagem do acrílico é o preço, o mais barato entre os “concorrentes”, sendo, em média, 60% mais barato do que o vidro e 30% mais barato do que o policarbonato. Por outro lado, sua resistência não é lá das melhores, apesar disso, não deixa estilhaços como o vidro.
Ideal para quem quer economizar em ambientes onde há pouca ou nenhuma incidência direta dos raios solares.