Atualmente, várias construções visam a harmonização com o meio-ambiente ao seu redor. Projetos são desenvolvidos especialmente para o menor impacto ambiental possível.
O Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de obras certificadas por sustentabilidade, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes, segundo pesquisa do Ter em Building Council Brasil (GBC).
Já pensou em ter uma casa sustentável? Veja algumas dicas de como começar:
1. ENERGIA SOLAR
Por que não aproveitar nossos dias ensolarados para a geração de energia?
Além de economizar no seu bolso, você ainda pode ajudar a diminuir o desperdício desnecessário. As janelas grandes também pode ser grandes aliadas na economia de luz durante parte do dia, deixando a luz solar adentrar os cômodos da sua casa.
2. CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL
Reutilizar a água da chuva está se tornando cada vez mais comum, ainda mais após as crises hídricas que ocorreram no país, deixando alguns reservatórios com funcionamento no nível morto.
Nem tudo o que você faz precisa ser com água tratada como molhar as plantas, lavar o quintal ou usar a descarga, por exemplo.
3. LÂMPADAS DE LED
Você deve estar se perguntando como economizar no período noturno, não é mesmo?
Que tal utilizar lâmpadas fluorescentes ou de LED? Elas tem maior durabilidade e economia do que as incandescentes.
4. ELETRODOMÉSTICOS ECONÔMICOS
Alguns eletrodomésticos são vendidos com o selo A do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Isso significa maior economia de energia, então opte por comprar aparelhos com este selo.
5. MADEIRA ARTIFICIAL
O uso de madeira natural demanda o desmate de áreas fundamentais para a sobrevivência humana. Se você quer revestir o seu piso com acabamento de madeira, há milhares de opções que imitam esse tipo de matéria sem agredir o meio ambiente. Além de custos menores, você ajuda a preservar nossos bens naturais.
Fique atento ao nosso blog para mais dicas como essa!